Durante uma jornada de trabalho, o trabalhador é exposto a vários níveis de ruído. Em determinadas atividades profissionais, essa exposição é constante e excessiva.

Em algumas atividades como construção civil, ambientes industriais, aeroportos e oficinas expõem seus trabalhadores à poluição sonora permanente, com níveis de pressão sonora superiores ao limite de exposição diária e, em muitos casos, sem a devida proteção individual dos EPI’s.
Diante desta perspectiva pode ocorrer a perda irreversível e permanente da audição. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) a perda da audição é a terceira maior causa de doenças ocupacionais no mundo. No entanto, o uso de protetores auditivos, que devem ser fornecidos pela empresa, protege o trabalhador desse risco.
Dicas Prevserra
Use a proteção recomendada pelo serviço especializado da empresa.
Aprenda a colocar corretamente o protetor. Deve haver treinamento para isso, especialmente se o protetor for de inserção (plug) e especialmente se for de espuma que se expande.
Cuidado com a interferência de outros EPIs. Se você utilizar um protetor abafador, a almofada deve encostar perfeitamente ao redor da orelha.
Mantenha os protetores em bom estado, exija manutenção das partes deterioradas e troque regularmente os protetores descartáveis.
0 visualização0 comentário