Uso Adequado de EPI - Equipamento de Proteção Individual

Atualizado: 4 de Dez de 2019

A Norma Regulamentadora NR 6 – Equipamento de Proteção Individual – EPI, trata da importância do uso de EPI's  dentro das empresas para preservar a saúde do trabalhador.

Considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. 


Dessa forma, é importante que todos os trabalhadores mantenham os EPI’s limpos e bem armazenados para conservar sua durabilidade e proteção ao trabalhador. Os equipamentos que apresentam defeitos devem ser imediatamente retirados do serviço, reparados ou eliminados conforme aplicável. O empregador ou empregado deve substituir o equipamento de proteção quando observar os seguintes aspectos:


a) Quando o equipamento deixar de oferecer o nível de proteção necessário para o usuário contra um perigo específico;

b) Quando a vida útil do EPI, especificada pelo fabricante, estiver fora de prazo; ou

c) Quando o EPI estiver danificado e não puder ser reparado.


Porém, o simples fornecimento dos EPIS e a exigência do seu uso não podem evitar acidentes, pois, um eficaz sistema de segurança é caracterizado não apenas pelo cumprimento das exigências legais, mas principalmente pela preocupação em fornecer aos empregados um ambiente seguro, os mais adequados equipamentos de proteção individual e um eficiente treinamento.


Recomenda-se para as empresas a contratação de uma equipe de segurança do trabalho para fiscalizar e monitorar os acontecimentos bem como para reconhecer e corrigir as condições de risco e atos inseguros. Com o programa de treinamento implantado pela Prevserra por meio da norma regulamentadora NR 6 é elevando o nível de consciência e de ação, cujos benefícios serão revertidos para a empresa, empregado e comunidade.




Fonte: INBRAEP

OLIVEIRA, A.; PILON, V. Avaliação dos fatores intervenientes no uso dos EPIs pelos trabalhadores da construção. In.: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 3., 2003, São Carlos. Anais ... São Carlos: SIBRAGEC, 2003, 1 CDROM.

4 visualizações
  • LinkedIn ícone social
  • png-whatsapp-preto--smv-facilita-virtual
  • Instagram
  • Facebook ícone social

©2019 Prevserra - Assessoria em Saúde, Segurança e Medicina do Trabalho.

Rua 13 de maio, 203 - Bento Gonçalves/RS - CEP. 95700-052

(54) 3055-3009/ (54) 3702-0330